Translate

sexta-feira, setembro 13, 2024

CLIMA ESCOLAR

 

A seca provocada pela escassez de chuvas têm contribuído para a piora da qualidade do ar em diferentes cidades do Brasil. Sem ar-condicionado, a população brasileira sofre com o calor e o ar seco.

Com temperaturas que superam 41°, municípios do estado de Alagoas, assim como em todo o Brasil, ambientes sem ar condicionado tem se tornado um desafio em ambientes fechados, como é o caso de milhares de crianças e jovens que estudam em escolas públicas onde alunos precisam passar, inúmeras horas por dia.   
 
Destaque para Alagoas, onde instituições de ensino federais, comportam  99% das salas de aula climatizadas, enquanto na rede estadual o percentual é de 47%.



CENSO ESCOLAR 

Segundo dados divulgados no início deste ano pelo Censo Escolar 2022 entre os estados da região Nordeste, a Bahia possui o contexto mais crítico, uma vez que 73% das salas de aula de todo o estado não são climatizadas.

Em seguida, Sergipe aparece com 71% de salas sem climatização e o Ceará fica em terceiro lugar, com 70,4%.

Mas segundo Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais, a instalação de ar-condicionado e de outras alternativas para refrescar estudantes e professores em sala de aula pode elevar a mensalidade escolar em 2024. 

Colocar um bom climatizador custa cerca de R$ 5.000. Multiplique isso por dez salas, por exemplo, mais o preço da instalação e da energia elétrica. Fica realmente um custo muito alto, detalha. Apenas oito a cada cem escolas públicas e privadas em Minas Gerais são climatizadas. 

Nenhum comentário: