Translate

quinta-feira, outubro 03, 2024

MUTIRÃO DE CONCILIAÇÃO AMBIENTAL


Em Cuiabá, uma parceria da justiça mato-grossense, está realizando o mutirão da conciliação ambiental. Um acontecimento que permite soluções rápidas e inéditas contra ações provocadas contra o meio ambiente, evitando a prescrição de crimes. A ação começou no dia 30 de setembro e termina no próximo dia 4 de outubro. 

A união de diversos órgãos, visam atuar conjuntamente na resolução de conflitos ambientais no Mato Grosso contra aqueles que prejudicam a natureza, com a intervenção do homem na degradação da natureza como: desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos. Um trabalho inovador que tem objetivo de acelerar as infrações ambientais. 

Esta é a 5ª  fase da edição inovadora da justiça no que se refere ao mutirão da conciliação ambiental e acontece no complexo dos juizados especiais de Cuiabá.

A união do Mutirão de Conciliação Ambiental prevê solucionar aproximadamente 400 processos.




PUNIÇÃO

O objetivo da 5ª  fase do Mutirão de Conciliação Ambiental é promover a autocomposição nas esferas administrativa, cível e criminal em processos ambientais e recuperar áreas degradadas em Mato Grosso atingida pela ação humana.

Criado pela secretaria de estado de meio ambiente, o mutirão conta com a participação do ministério público estadual, poder judiciário, polícia judiciária civil e procuradoria-geral do estado

A ação visa apurar crimes ambientais, para ser tomada em outras esferas judiciais, possibilitando a responsabilização completa do infrator.

O que significa que, na prática, os causadores de danos ambientais, pessoas físicas e jurídicas, poderão ser punidos de forma independente nas esferas administrativas.

A justiça usará o modelo não só para punir judicialmente, mas também ajuda na recuperação dos danos ambientais e a conscientização sobre a importância do cumprimento das normas ambientais.

Durante o mutirão será possível acordos em que todos ganham através da volta da produção na regularidade e recuperação de áreas degradadas.

A esfera penal é chamada de último ratio que significa o último argumento, porém, muitas vezes é através dela que se alcança o objetivo necessário.


Nenhum comentário: