Translate

sexta-feira, outubro 25, 2024

CIDADE ALTA E CIDADE BAIXA NA BA

 


Considerado um dos mais importantes mercados de artesanato do Brasil, o Mercado Modelo, foi idealizado em 1912 em Salvador, é um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador (BA).  

Para ter acesso ao local, é preciso usar o Elevador Lacerda, o primeiro elevador urbano inaugurado no mundo, em 1863, com seus 72 metros de altura, e o mais alto desse porte. 

Símbolo da cidade, é um dos meios de locomoção mais famosos entre as duas partes da cidade baiana, dividida em Cidade Alta e Cidade Baixa, idealizada como cidade-fortaleza, em dois planos de crescimento. 

O elevador foi criado para ligar a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta, para proteger a parte administrativa, com a Praça Cayru, no bairro do Comércio, que está situado na Cidade Baixa do estado, disponibilizada para a vida comercial.



MERCADO MODELO 


O Mercado Modelo, na parte baixa da capital, surgiu pela necessidade de um centro de abastecimento na região. Com mais de 250 lojas com uma variedade de artigos de arte, artesanato, lembranças e restaurantes, o local se tornou referência cultural da Cidade.

Erguido originalmente em 1861, o ponto turístico de Salvador mais visitado fica situado em frente à Baía de Todos os Santos e se tornou patrimônio histórico e passou por uma grande reforma há aproximadamente dois anos.

 Durante sua primeira existência, foram três grandes incêndios, sendo que o mais grave deles foi em 1969, que inviabilizou a reconstrução do edifício.

O poder público então tomou a decisão de demolir o que sobrou e, em 1971, reabriu o mercado onde ele está hoje, em estilo neoclássico, onde funcionou a alfândega inaugurada em 1861 por Dom Pedro II.

 Em 1984, um novo incêndio atingiu o novo mercado e os comerciantes perderam tudo, mas dez meses depois o local foi reaberto.

Uma das novidades do mercado é a Galeria Mercado Modelo, situada no subsolo, e tem o objetivo de valorizar artistas baianos e soteropolitanos com exposição permanente com obras de Mário Cravo Júnior, Rubem Valentim e fotografias históricas da região do Comércio produzidas por vários fotógrafos. 

Nenhum comentário: