Translate

segunda-feira, dezembro 08, 2025

CUIABÁ E CHINA

A China adiou a apresentação das Diretrizes para Cadeias Sustentáveis da Soja, após tratativas com a Aprosoja no estado do Mato Grosso.


A China decidiu adiar a divulgação do Guia China-Brasil para Cadeias Sustentáveis de Soja em função de questionamentos técnicos levantados pela Aprosoja Mato Grosso.
O material, desenvolvido em colaboração com a Câmara de Comércio da China para Importação e Exportação de Alimentos, Produtos Nativos e Subprodutos Animais, bem como com o World Resources Institute China, estava agendado para ser apresentado em 14 de novembro, durante a COP30, contudo, sua divulgação foi adiada.

O documento que fornecia orientações ao mercado chinês acerca da conformidade ambiental da soja brasileira passará por uma revisão a fim de ser atualizado e adaptado.



A elaboração do Guia China-Brasil para Cadeias Sustentáveis de Soja teve início com a formalização de um Memorando de Entendimento, estabelecido em março de 2024, entre a Aprosoja MT e as entidades governamentais chinesas. 

O Memorando de Entendimento visava configurar a colaboração técnica, comercial e institucional entre Brasil e China, com a finalidade de orientar o mercado chinês acerca da conformidade ambiental da soja brasileira.

A Aprosoja MT realizou diversas contribuições ao longo do processo. A entidade destacou, relevantemente, riscos significativos desde o início, como a Moratória da Soja, um pacto privado que impede a aquisição de soja cultivada em regiões desmatadas na Amazônia após 22 de julho de 2008, o potencial de bloqueio de CPF e critérios não contemplados no Código Florestal.

Nenhum comentário: