Translate

sexta-feira, agosto 09, 2024

PONTE DE FERRO EM CUIABÁ

 


  A Ponte de Ferro, em Cuiabá, foi a primeira a ligar o município à região do Coxipó no governo de Antônio Corrêa da Costa e se tornou, com o passar das décadas, veio se tornar contribuição histórica para o Estado.

Construída em 1896 com estrutura metálica importada da Europa, precisou com o passar do tempo ser substituída por outra, isso por conta do desenvolvimento da capital, por isso em 1984 o local ganhou uma nova ponte toda em concreto e de mão-dupla



PONTE HISTÓRICA


A ponte nova sobre o Rio Coxipó, construída bem ao lado da antiga com objetivo de sustentar o peso de veículos e equipamentos pesados que passam pela região, fez com que a ponte antiga com ferro fosse tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Mato Grosso. No ano de 1995, uma enchente destruiu toda a estrutura, após isso, os destroços dela ficaram às margens do Rio toda destruída. Mas em 2006 ela foi restaurada através do Programa de Restauração Cultural do Estado. A reconstrução da obra seguiu a sua estrutura original, usando os mesmos metais que foram retorcidos pelas águas das chuvas. Após os trabalhos, o local ganhou iluminação e bancos nos arredores, o que possibilitou aos turistas que visitarem o local a contemplarem seus trabalhos em uma armação de 54 metros de comprimento por 4,20 metros de largura, sobre pilares de pedra canga, cimento e alvenaria.

Com bases metálicas, seus materiais foram todas importados da França e o seu projeto obedecia ao mesmo sistema da Torre Eiffel, assim como outras obras construídas no mundo naquele período.

Nenhum comentário: