Translate

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

CUIABÁ EM ALERTA






        O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a 70 quilômetros de Cuiabá, por enquanto ainda é o lugar, mas seguro para os cuiabanos. É um dos lugares mais altos da capital que chega a ter um clima de 40°.



Está semana o Brasil todo pode acompanhar Cuiabá dando seu grito de alerta. Os rios Paraguai e Cuiabá, em Mato Grosso, transbordaram e trouxeram prejuízos e preocupação para o governo loca. O Paraguai está subindo em uma velocidade que preocupa os moradores. 

O último levantamento da Defesa Civil aponta que o nível do rio Cuiabá está em 7,82 metros, sendo que a cota de alerta é de 8,50 metros. A água do rio continua subindo em direção a chamada cota de alarme, o qual é de 9,5 metros. 

Em Santo Antonio de Leverger, o rio já transbordou e a correnteza segue rapidamente para uma comunidade onde vivem 500 pessoas. Alguns moradores já estão ilhados.

         Santo Antonio de Leveger ficou conhecida na capital como o loca onde acontece o melhor carnaval do estado. E para contrariar os moradores o prefeito quer decretar emergência e cancelar o Carnaval, a defesa Civil é contraria a essa vontade.

        Em Cáceres, choveu em 15 horas o que era esperado para o mês todo, mais de 20 bairros da cidade ficaram alagados, quase metade dos 47 que existem. Em Barra do Bugres, a 170 km de Cuiabá, a enchente deixou dezenas de famílias fora de casa.

       O prefeito Wilson Santos percorreu as áreas de risco em companhia do secretário de Infraestrutura, Euclides Santos, e ficaram preocupadas com a água que invadiu, inclusive, algumas a preocupação é com os bairros Praerinho e Atalaia.

 Segundo o prefeito, se continuar chovendo assim terá problemas também na Cohab São Gonçalo, Parque Geórgia e Santa Izabel. No Praeirinho, onde famílias tiveram que deixar suas residências devido aos alagamentos. 

            O parque Cuiabá, sendo um dos bairros mais tranquilo da capital, está sendo poupado, por ser um lugar onde não se tem rios e córrego.    

               Mato Grosso estava realizando várias campanhas de solidariedade para auxiliar os desabrigados e vítimas da enchente no estado de Santa Catarina, só que agora chegou a hora de parar e arrumar a casa. Um dos locais que estão recebendo pessoas desabrigadas é o ginásio Dom Aquino que fica no bairro Cidade Verde, está preparado para abrigar os desabrigados da enchente.

















Nenhum comentário: