Translate

sexta-feira, agosto 02, 2024

EXPOACRE

Durante as quatro noites do Parque de Exposições do estádio Arena do Juruá, em Cruzeiro do Sul — Expoacre, materiais confeccionados por detentos são expostos ao público.

O evento fica até o dia 4 de agosto e promete atrair cerca de 50 mil pessoas e expositores de diversas regiões do estado. A atração fica por conta dos instrumentos musicais feitos de madeira por detentos.   



INSTRUMENTO MÚSICAI

Juruá é um município brasileiro do interior do estado do Acre e é o mais importante polo turístico e econômico do interior do estado.

Com a realização da Expoacre Juruá, representantes dos segmentos econômicos de Cruzeiro do Sul e das instituições que colaboram com a realização do evento, a maior feira de negócios e entretenimento da região terá a disputa do título de campeão do rodeio e cinco finalistas serão premiados.

O destaque da festa fica por conta com as exposições de artesanatos, um deles é o Instituto de Administração Penitenciária, que está expondo em seu estande os instrumentos musicais fabricados por detentos do Complexo Penitenciário do Rio Branco.

Com objetivo de combinar reintegração social e valorização da cultura, o projeto é intitulado Sons da Liberdade.

Para a confecção os detentos recebem treinamento especializado de luthiers que são experientes, artesão especializado na construção, reparação e ajuste de instrumentos musicais de cordas.
 
 Eles são ensinados desde a seleção e tratamento da madeira até a montagem e afinação dos instrumentos.

Fabricar instrumentos musicais como parte de um projeto de ressocialização iniciado na região há três meses.

O projeto, além de fornecer uma habilidade profissional, tem um impacto terapêutico significativo para os detentos, reduzindo o estresse e a ansiedade ao longo do encarceramento.

A fabricação de instrumentos musicais por presidiários no Acre é um exemplo inspirador de como a arte e a educação podem ser ferramentas poderosas para a reintegração social.

Nenhum comentário: