Translate

segunda-feira, julho 08, 2024

BRT EIXO SUL - NORTE

 


  O PCA — Programa de Aceleração do Crescimento, lançado em 2007, é um programa do governo federal brasileiro que engloba um conjunto de políticas econômicas visando acelerar o crescimento econômico do Brasil. Entre suas prioridades estão o investimento em infraestrutura, em áreas como saneamento, habitação, transporte, energia e recursos hídricos, entre outros.


No ano passado o projeto foi reformulado, em parceria com setor privado, estados, municípios e movimentos sociais, o governo federal lançou o Novo PAC, com ações de crescimento econômico e a inclusão social, gerando emprego e renda e reduzindo a desigualdade.

Visando aprimorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida entre Goiás e o Distrito Federal, a implementação do projeto BRT Eixo Sul e BRT Eixo Norte com recursos do PAC pode ser concluída ainda este ano.


DETALHES

Existem vários tipos de locomoção importante para o desenvolvimento de uma cidade, entre eles estão o VLT e o BRT. São dois modais de transporte coletivo urbano com características distintas, a Diferença entre eles são as formas que o conduz.

O VLT é uma composição ferroviária com trilhos de superfície que precisa de energia elétrica. Trata-se de um sistema de transporte que atende a oferta de transporte existente entre o ônibus e o metrô subterrâneo.

BRT é um termo utilizado para sistemas de transporte urbano com ônibus, os quais são alvo de consideráveis melhorias na infraestrutura, nos veículos e nas medidas operacionais resultantes em uma qualidade de serviço mais atrativa.

Há algum tempo, no centro oeste, um Projeto que mudará a forma de duas cidades está sendo discutido, uma vez que promete melhorias significativas no sistema de transporte público entre Brasília e Luziânia, com recursos previstos do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC.

Segundo os responsáveis pelo projeto, A execução deste trabalho é essencial para a mobilidade urbana no trecho que liga Brasília a Luziânia, passando por Valparaíso de Goiás, dando a rodovia federal uma atenção especial, já que o local fica complicado em horas mais movimentadas do dia.

A obra dará novas possibilidades para o setor além da redução de congestionamentos que afetam a vida de milhares de pessoas que transitam por ali.

O BRT Norte-Sul entrará em operação ainda neste ano em agosto e a tarifa permanece em R$ 4,30, valor congelado em aproximadamente 5 anos

Nenhum comentário: