Translate

quinta-feira, agosto 22, 2024

CUIABÁ A MAIS QUENTE DO BRASIL


Segundo cientistas, a onda de calor coloca 2024 a caminho do ano mais quente já registrado no planeta.

E o Instituto Nacional de Meteorologia   faz um alerta de grande perigo, devido ao calor intenso que até esta sexta-feira, 23, vai atingir regiões do Centro-Oeste, do Sul e do Sudeste do Brasil, com baixos índices de umidade em diversos Estados.

Destaque para a Capital de Mato Grosso, Cuiabá, que registra temperaturas acima de 40 °C por 6 dias seguidos, batendo recorde de calor entre as outras capitais brasileira e chega ao topo da cidade mais quente do país, desde o dia 15 de agosto.



CUIABÁ CALOR DE DESERTO EXTREMO

 
Os especialistas acreditam que Cuiabá, é quente devido à sua distância do oceano. A cidade está localizada praticamente no centro geodésico da América do Sul. Além disso, ela fica numa altitude baixa, encravada e cercada pela Chapada dos Guimarães, isso impede a circulação do ar e concentra o calor.

A pessoa que mora na região deve estar preparada para não sofrer de desidratação com os mais de 40° diários, além do tempo seco comparável ao deserto do Saara.

Com calor o escaldante que faz na região, o sorvete é um forte aliado para enfrentar os dias mais quentes.

Para lidar com as altas temperaturas e a umidade baixa, é importante seguir algumas dicas essenciais como Hidratação, usar Protetor Solar, Roupas Leves, evitar a Exposição Prolongada ao sol e procurar Ambientes Frescos usando ventilador, umidificador e ar condicionado.  

Na Capital cuiabana até os ônibus e terminais tem ar condicionado para atender a população que depende do transporte público para se locomover.

Cuiabá é a única capital do país a ter 90% da frota operacional com ar-condicionado e mesmo assim ainda é insuficiente, pois a frota de transporte público na capital atende a cerca de 200 mil pessoas diariamente.

Nenhum comentário: