Translate

quarta-feira, setembro 11, 2024

RISCO ANIMAIS PANTANAL MT

 


No início do mês, o Ministério Público de Mato Grosso notificou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente para adotar medidas preventivas e mapear pontos críticos de escassez hídrica, para evitar a morte de animais silvestres por falta de água no Pantanal Mato-Grossense. A maior preocupação está entre os diversos animais que estão na lista de ameaçados de extinção. 

Nessa crise hídrica o Governo federal, de estados e municípios decretaram emergência e mobilizaram brigadistas do país todo, para enfrentar as persistentes chamas das regiões pantaneiras.

Além dos números resgates de animais que é gigante, as chamas tem causado a grande mortandade das mais variadas espécies de bichos que não conseguem sair do local. Uma fatalidade que eles tem enfrentado entre fogo, fome e sede. 

Para isso, entidades civis tentam ajudar de alguma forma na sobrevivência deles, fornecendo bebida e comida para todos os seres silvestres que habitam o pantanal e imediações em risco.

 


SALVAR ANIMAIS



Organizações Não Governamentais que também são conhecidas como Organizações da Sociedade Civil, tentam junto ao governo do estado auxílio o estado no que diz a respeito à fauna nativa e alerta que a biodiversidade será prejudicada a longo prazo.

Ambientalistas dessas instituições traçaram objetivos de resgatarem animais do Pantanal, que estão queimando há mais de uma semana em Mato Grosso.

Em anos anteriores, eles colocaram a instalação de bebedouros e oferta de comida ao longo da Transpantaneira foi crucial para salvar inúmeros animais, avaliam as entidades civis.

Secas e incêndios de 2020 que queimaram o Pantanal e mataram estimados 17 milhões de animais. De lá para cá, o bioma segue castigado.

No ano de 2020 as secas e incêndios que queimaram o Pantanal e que mataram estimados 17 milhões de animais e que deixou rastro de destruição que segue castigando o local até hoje.

Uma das áreas afetadas é a Estrada Parque Transpantaneira, numa extensão de 145 km ligam Poconé a Porto Jofre.

Em anos anteriores, para ajudar e salvar vidas, foi feita a instalação de bebedouros e oferta de comida ao longo da Transpantaneira para salvar inúmeros animais.

A discussão é sobre como usar a metodologia correta, para os órgãos competentes, para a realização desse projeto é preciso lugares estratégicos.

Nenhum comentário: