Translate

segunda-feira, novembro 04, 2024

NOVA ESPÉCIE NO RS



Nova espécie que viveu há milhões de anos foi descoberta no Rio Grande do Sul. Chamada Gondwanax paraisensis, está em Paraíso do Sul (RS), na Região Central do municipio, em uma rocha de aproximadamente 237 milhões de anos. 

Os esqueletos fossilizados sugerem que o material pertence a um animal da linhagem dos dinossauros ou um parente muito próximo, e já estão entre os fósseis mais antigos dessa linhagem já descobertos no mundo. 

O achado destaca a importância do Brasil no cenário internacional do estudo da origem da espécie, que viveram em todos os continentes e dominaram o planeta por milhões de anos. 


Com apenas 35 anos de emancipação a cidade faz história com a descoberta desses répteis que dominaram os ecossistemas terrestres por mais de 150 milhões de anos.

O fóssil foi classificado como membro do grupo denominado Silesauridae, devido às características diagnósticas presentes no fêmur, um osso da coxa. 

 Segundo a Universidade Federal de Santa Maria, estima-se que o Gondwanax paraisensis teria atingido cerca de um metro de comprimento.

Nenhum comentário: