Boa Esperança do Norte fica no coração do estado mato-grossense, região Centro-Oeste do país, é um município brasileiro recém-criado no Brasil.
O local, que era distrito do município de Sorriso, foi criado durante a pandemia da Covid-19, no ano de 2000, pela Lei Estadual 7.264.
Apesar de ter sido criado, ele não foi ainda instalado, já que a lei de criação da nova cidade foi questionada por entidades locais e cidadãos inconformados com a ação.
Por isso, a decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que, em outubro de 2023, confirmou a criação da nova região e que, a partir de então, passou a se tornar o mais jovem município do Estado, Boa Esperança do Norte.
Com uma população estimada em cerca de 7 mil habitantes, distribuída em uma área de 450 mil hectares, só teve sua constitucionalidade em outubro de 2023, porém sua instalação deve acontecer neste ano de 2025. Para isso, o município caçula de Mato Grosso já elegeu, como seu primeiro a prefeito, nas eleições de 2024, Calebe Francio (MDB).
São aproximadamente cerca de 25 anos que separam a criação do município de Boa Esperança do Norte, a 360 km de Cuiabá, de sua efetiva emancipação.
No entanto, o município ainda tem enfrentado entraves questões burocráticas. Uma delas é que a cidade ainda não dispõe de receita própria e aguarda o recebimento de repasses obrigatórios, essenciais para a execução de despesas e investimentos.
As receitas de um município são os recursos arrecadados pela administração pública para realizar investimentos na cidade.
É o dinheiro utilizado pelo governo para a manutenção das áreas de saúde, infraestrutura, educação e outros serviços públicos para a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário