Translate

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

DESTAQUE NA EMBAIXADA DA ALEMANHA.

Nascido em Minas Gerais em 1947, órfão de pai e mãe, João Batista teve uma vida de sacrifício por ser negro, na década de 60 e 70 sofreu discriminação racial que se perpetua atualmente. Mas ele conta que nunca se sentiu inferior a ninguém, sempre se manteve tranquilo por ter uma personalidade forte, e venceu ao investir em cultura e conhecimento.

Formado em pedagogia em meados de 60, ele participou do Show de calouros no programa do Chacrinha com a música do Rei Roberto Carlos e Jerry Adriane e encantou a plateia na época. 


Convidado para trabalhar como cantor e investir na carreira, ele preferiu não aceitar, pois não se sentia preparado para dar o passo decisivo de sua vida. Foi então, que ele foi morar na casa de uma família proprietária de um restaurante em Brasília especializada em comidas árabes. 

De morador passou a ser ajudante de cozinha. Após fazer os deliciosos Kibes Cru substituiu os cozinheiros faltosos e enfeitiçado pelos temperos da casa e volvido pelo paladar, ele passou a ser o personagem principal na beira do fogão. Sempre dedicado e famoso pelo seu cozido, foi convidado pelo embaixador da Austrália para sair do Brasil e fazer parte da cozinha da embaixada no exterior.

Sete anos ausentes do Brasil, ele viajou vários continentes e aprendeu a falar várias línguas. Respeitado lá fora, ele hoje está mais tranquilo profissionalmente. No currículo, João Batista, acumula experiências nas cozinhas em embaixadas no Brasil, entre elas está a Turquia, França, Portugal, Angola, Austrália. Mas! O que prende o nosso mestre cuca é a Embaixada da Alemanha, onde costuma fazer os deliciosos pratos gastronômicos e saborosas sobremesas de quitutes quentes. Nomeado Chefe de Cozinha do restaurante da embaixada da Alemanha, tem uma situação privilegiada, é querido por todos, principalmente pelo ministro Hermann Sausen que ama a sua arte gastronômica.

Protagonista, e um sucesso na cozinha, João se orgulha do que faz e não tem nenhum remorso de ter abandonado as salas de aulas para se dedicar aos mais variados pratos da gastronomia alemã. Segundo ele, tem apostado na culinária de seu país e de outros para agradar os clientes alemães no restaurante da Embaixada Alemã que fica na avenida das nações. Ele também confessa para a nossa reportagem que quando sai às ruas é um cidadão comum, mas na hora de fazer os seus pratos ele se sente um artista especial. “Quem vai para outros países e encontra o calor humano e volta para o Brasil e conquista sua clientela no mais alto escalão, fica completamente envaidecido e isso me dá prazer na hora realizar os meus cardápios", finaliza.

Um dos pratos que chama a atenção do público é a farofa de carne e torresmo, macarão com legumes verdes, arroz e o frango delicioso.

Nenhum comentário: