Translate

quinta-feira, maio 23, 2024

GOIÂNIA




GOIÂNIA E SUA HISTÓRIA

Com a ascensão do ex-presidente Getúlio (Era Varga entre 1930 e 1945) ao poder e a nomeação de Pedro Ludovico como Interventor Federal do Estado, houve um plano de instauração de Marcha para o Oeste, com a intenção de ocupação das regiões interioranas do Brasil. Com isso, várias famílias seguiram para os mais variados lugares da região, dando origem ao estado de Goiás na década de 30. Após os exploradores começarem o desenvolvimento da região foi criada uma das primeira cidade brasileira planejada.  


ANHANGUERA

A Avenida Anhanguera é uma das principais vias públicas da cidade e o Eixo Anhanguera, implementado na década de 70 como opção de transporte organizado, ganhou um corredor exclusivo de ônibus para atender um número elevado de pessoas que precisavam se locomover de um lado para o outro. Milhões de pessoas passavam e passam pelos terminais que ficam no corredor o dia todo.  Apesar de suas obras estarem totalmente em defasagem ao longo dos anos, ainda continua sendo o centro de referência para quem quer visitar o lugar. 

A cidade de Goiânia é reconhecida como o maior polo de moda do país e ostenta o segundo lugar de polo de distribuição de vestuário do Brasil.  Sua marca registrada está na Feira Hippie a maior feira ao ar livre da América Latina. O local recebe 1 milhão de pessoas vinda de várias partes do país para as compras rotineiras de vestuários todos os anos. Segundo a secretaria municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade, são aproximadamente  8 mil barracas para serem visitadas pelos turistas nos 360 dias do ano. 

A Feira Hippie surgiu no fim da década de 60, como a expressão de contracultura de jovens que integravam o movimento Hippie de Goiás. Essa revolução aconteceu após o evento Woodstock, ocorridos nos Estados Unidos em 1969. Hoje a feira hippe, está presente no comércio goianiense há mais de 5 décadas, por ser o local mais procurado do Estado por ter os preços mais baixos com vantagens e benefícios financeiro para quem quer comprar e revender roupas. 

Outra feira famosa em Goiânia é a Feira da Lua, criada em 1993, conta com uma grande  infraestrutura e um público estimado de 10 mil pessoas que passam por ali. O local é ideal para quem quer aproveitar o fim de tarde para comprar e lanchar. 

Além das variadas feiras espalhadas no estado, existem também os pontos turísticos como o Mutirama que é um parque de diversão, localizado no centro da cidade; O Parque Sulivan Silvestre, mais conhecido como Parque Vaca Brava; Bosque dos Buritis; Parque Areião; Palácio das Esmeraldas entre outros, para serem visitados. 

A capital do Goias, além de ser reconhecida como a Capital do Sertanejo, também se vangloria pelos vários eventos de rocks, baladas, casas e shows de todos os estilos, bares e restaurantes.



Nenhum comentário: