Translate

sexta-feira, junho 21, 2024

FOGO NOS BIOMAS

 


Segundo a plataforma da organização não-governamental MapBiomas, uma rede que envolve universidades, ONGs e empresas de tecnologia e que realiza estudos para monitorar mudanças na cobertura e no uso da terra,  quase 1/4 do território brasileiro pegou fogo nos últimos 40 anos. Mais de 199 milhões de hectares foram queimados pelo menos uma vez no Brasil entre 1985 e 2023, quase 25% do território nacional.

De acordo o estudo, a cada 100 hectares queimados, 60 são em territórios particulares. Os três municípios que mais queimaram entre 1985 e 2023 foram: Corumbá (MS), no Pantanal, seguido por São Félix do Xingu–PA, na Amazônia, e Formosa do Rio Preto (BA), no Cerrado.



No Mato Grosso do Sul a fumaça de incêndio no Pantanal deve impactar pelo menos 9 municípios no estado entre os municípios estão: Porto Murtinho, Caracol, Miranda, Bodoquena, Bonito, Jardim, Nioaque, Aquidauana e Corumbá.  E o Pantanal é o que está sofrendo com pior incêndio da história e situação pode piorar, pois os focos costumam aumentar no inverno, quando há estiagem.

Todo o levantamento foi por meio do processamento de imagens geradas por satélites e com a ajuda de inteligência artificial. 

Nenhum comentário: