Translate

segunda-feira, agosto 26, 2024

FUMAÇA PELO BRASIL E ONDE DE FRIO GERA ALERTA

 


Uma densa camada de fumaça encobriu Brasília ontem e continua nesta segunda-feira, comprometendo a qualidade do ar em todo o Distrito Federal e outras capitais como Belo Horizonte, Goiás, São Paulo, Mato Grosso e outros estados do país. 

Segundo especialistas, isso aconteceu devido ao avanço de uma frente fria ocorrida de sábado para domingo que mudou o fluxo de ventos no país. 

Apesar disso, a capital federal está sob o alerta laranja, o que indica que as condições ainda permitem uma ida e vinda normal, mas exige cuidados com a saúde. 

Com o avanço da frente fria, o fluxo dos ventos foi empurrado espalhando a fumaça das queimadas que estão ocorrendo no Norte e sudeste do país. Nas redes sociais, moradores da capital divulgaram vídeos e imagens do cenário. Em relatos, as pessoas descrevem o cenário como assustador. 


MONITORAMENTO

Segundo dados de monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil, São Paulo chegou a registrar mais de 40 focos de incêndio e fumaça intensa em várias regiões do Estado, subindo para 48 o número de cidades em alerta máximo para queimadas. 

A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o chefe da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, destacaram a possibilita da queimada ser de uma ação criminosa para explicar as queimadas em todo Brasil. 

A Polícia Federal (PF) abriu dois novos inquéritos para investigar a causa das queimadas em São Paulo. 

Nenhum comentário: