Translate

terça-feira, setembro 10, 2024

ESQUENTA BRASIL


 Em Cuiabá, os termômetros chegaram aos 40 °C e devem ficar mais quentes, pois os estados do Centro-Oeste compostos por Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e Distrito Federal (DF) chegará até sexta-feira aos 45 °C. 

A onda de calor que começou no Brasil no início de setembro deve continuar até o dia 20, conforme o Clima tempo. Os estados mais atingidos e preocupante serão os de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Com uma sequência de semanas sem chuva e a pior seca da história do país, todas as regiões brasileiras entrão em alerta para os baixos níveis de umidade do ar.


SECA 

E hoje o céu cinza com o Sol vermelho, com cores opacas está chamando a atenção dos porto-alegrenses nesses dias de queimadas e fumaça. Isso porque o amanhecer de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul e de boa parte do Brasil há, há pelo menos, duas semanas estão pegando fogo por conta das quinadas feita pelo homem ou por conta da seca extrema.  

Além disso, existe a preocupação com a secura que a população vem enfrentando por conta da falta da chuva. 

O rio Madeira é prova disso. Já atingiu o pior índice de cota, de 1,02 metro, ultrapassando o recorde anterior, de 1,10 m em 2023, ano de seca extrema na Amazônia Ocidental, de acordo com dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB). E cerca de 120 mil litros de água já estão sendo distribuídos pelo governo local para comunidades ribeirinhas devido à seca do Rio.  O apoio seguirá nos meses de setembro e outubro, conforme cronograma da Defesa Civil.


Nenhum comentário: