Translate

segunda-feira, setembro 23, 2024

FÓRUM G20

 

Entre os dias 30 de setembro a 4 de outubro, recebe   em Foz do Iguaçu, Município do Estado do Paraná os representantes do G20, o bloco que reúne as 20 maiores economias do planeta, além de convidados.

A reunião ministerial do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas no Paraná, está sendo organizado pelos Ministérios de Minas e Energia e de Relações Exteriores, com apoio de Itaipu Binacional, que está trazendo o evento para a cidade.

Foz também será sede das reuniões do Clean Energy Ministerial e da Mission Innovation, dois fóruns permanentes de discussão sobre o mesmo assunto.


EXPECTATIVAS DA REUNIÃO 

A Itaipu Binacional, considerada a maior usina em geração de energia acumulada do mundo, completou este ano quarenta anos de operação e alcançou em 2024 produção de 3 bilhões de megawatts-hora desde que começou a funcionar em 1984.

O local é operado pelo Paraguai e Brasil, a hidrelétrica teria capacidade para abastecer todo o mundo por 43 dias e se tornou a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. 

Segundo as expectativas do organizadores do evento a Reunião Ministerial de Energia do G20 são altas. Espera-se que os ministros discutam os principais desafios da transição energética, como a descarbonização. Em 2023, conforme relatório da Agência Internacional de Energia (IEA), as emissões do setor energético global bateram novo recorde de emissões, atingindo 37,4 bilhões de toneladas de CO2, 1,1% a mais do que em 2022. Estima-se que o setor energético (eletricidade transportes) responda por mais de 70% das emissões globais de gases de efeito estufa. 

Nenhum comentário: