Translate

sexta-feira, setembro 06, 2024

MUSEU DO PIANO EM BRASÍLIA

 

Brasília abriga o único Museu do Piano Itinerante do mundo, um espaço onde os visitantes podem apreciar pianos originais datados a partir de 1850, réplicas de 1831 e 1890  e pianolas originais com partituras em rolo de papel.

Localizado no Núcleo rural, córrego da onça, rua C chácara 03 na cidade satélite do Núcleo Bandeirante em Brasília e próximo ao Catetinho, a primeira residência oficial do presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, durante a construção do novo Distrito Federal.

O local, conhecido como Casa do Piano, permite aos visitantes explorar os detalhes deste fascinante instrumento, mergulhando em suas histórias e vivências.

O local dá a capital do Brasil exclusividade no que se refere a fabricação de peças para o restauro e montagem de pianos dos mais diversos estilos, origens e data.


DO PROJETO AO MUSEU DO PIANO

O criador do projeto, Rogério Resende, um restaurador, afinador e colecionador de pianos, ele é natural do Rio Grande do Sul, e se mudou para Brasília em 1974.  

Ele conta já ter restaurado piano fabricado no século passado, datado no ano de  1850, e réplicas de 1831 e 1890, além de pianolas originais com partituras em rolo de papel.

Com essa iniciativa, seu trabalho é reconhecido por todo o Brasil e em diversos países do mundo.

O local recebe a visita de grupos de menores em cumprimento de medida socioeducativa e escolas, além de pessoas que amam o instrumento. Dando a sociedade de contribuir para a transformação social, mostrando que a música pode ser um poderoso instrumento de mudança.

É possível, visitar a oficina de restauração de pianos, um verdadeiro universo, com demonstração de peças e partes dos pianos que impressionam. As visitas duram entre 1h15 e 1h30.

Nenhum comentário: