Translate

quinta-feira, outubro 24, 2024

DIA ESPECIAL EM ALDEIA NO MT


A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) é um órgão do Estado brasileiro que atua na defesa e promoção dos direitos dos povos indígenas e tem várias atribuições, entre elas criar medidas.

No ano passado, a FUNAI liberou o turismo indígena no estado mato-grossense e agora é possível viver um dia de índio, visitando a rotina de moradores da terra no município de Campo Novo dos Parecis, no Mato Grosso.

Os turistas que se aventuram são recebidos pelos anfitriões com músicas e trajes de festa, além de propiciar aos visitantes conversarem com os aldeões numa integração de conhecimento, diversão, cultura, regados a banhos de rio refrescantes e muita ação.



Os turistas vão poder acompanhar a rotina da aldeia e até participar dos rituais sagrados e danças culturais, além de acampar nos locais, inclusive dormir em casas tradicionais dos indígenas.

As principais agências da região realizam o passeio com saída de Campo Novo dos Parecis, cidade a 390 quilômetros de Cuiabá, a qual é a porta de entrada para o conhecimento indígena, que está espalhado por 56 aldeias do estado. 

O passeio inclui transporte às aldeias, hotel, guia e refeições, com dois dias de passeios pelas aldeias wazare, quatro cachoeiras e utiariti.

Para isso, o órgão estabeleceu regras para o turismo em terras indígenas, também conhecido como etnoturismo.

Ela fiscaliza e controla as atividades de visitação, e as empresas que prestam esse serviço devem apresentar um plano de visitação.

É importante também obter a autorização da comunidade antes de visitar uma aldeia que oferece programas de turismo comunitário, orientações e regulamentos para os visitantes.

Nenhum comentário: