Translate

quinta-feira, novembro 20, 2025

PANTANAL MT

Recentemente, celebramos o Dia do Pantanal, uma data significativa que valoriza e presta homenagem a essa rica e singular região ecológica do Brasil.



Neste final de ano, comemorou-se o Dia do Pantanal, cujo objetivo é promover a conscientização acerca da relevância da conservação desse bioma, considerado a maior região úmida continental do planeta e reconhecido como Patrimônio Nacional (PN) pela Constituição de 1988.

Além disso, é classificado como Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera (PHONU) pela Organização das Nações Unidas (ONU). A escolha da data de 12 de novembro também constitui uma homenagem ao ambientalista Francisco Anselmo de Barros, popularmente reconhecido como Francelmo, que se tornou um ícone na defesa da preservação do bioma.



RESERVA PANTANAL PARA PROTEGER O BIOMA

A Reserva Particular do Patrimônio Natural Sesc Pantanal, situada no estado de Mato Grosso, representa a maior área privada do Brasil, ocupando cerca de 108 mil hectares.

Esta região abrange os municípios de Poconé, Barão de Melgaço e Rosário Oeste, localizados às margens do Rio Cuiabá, na porção norte do Pantanal.

O Projeto Sesc Pantanal, gerido pelo Serviço Social do Comércio, tem se firmado como uma referência nas esferas de educação, conservação ambiental, pesquisa científica e ecoturismo.

Promove-se a inclusão das comunidades locais na preservação, cria-se conhecimento e fortalece-se a economia regional de forma sustentável.

O Sesc Pantanal comemora 28 anos de história no mesmo ano em que se realiza, no Brasil, a COP 30.

A unidade de conservação foi estabelecida imediatamente após a emblemática Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, que marcou o começo de uma nova fase de compromissos internacionais ligados ao meio ambiente. Atualmente, ela é considerada um dos principais marcos da atuação socioambiental do Sesc no Brasil.

Nenhum comentário: