Translate

sexta-feira, outubro 04, 2024

NINHO DE TUIUIÚS EM MS

 


Ninho de tuiuiú foi registrado no topo de uma palmeira, com altura estimada de 20 metros. Uma construção incrivelmente bela, inédita, além de arriscada para a ave. O feito foi realizado em Miranda, município do estado, 208 km da capital de Campo Grande, porta de entrada para as circundantes zonas úmidas do Pantanal do Mato Grosso do Sul.

A cena inusitada chamou a atenção de pesquisadores e ambientalistas que atuam na região, já que o Tuiuiú, é uma ave símbolo do pantanal, e construir seu ninho no topo de uma planta carandá, Palmeira, que pode chegar a 20 metros de altura não é muito comum, pois as espécies, costumam fazerem seus ninhos em árvores de ipê-roxo e retorna ao mesmo ninho para procriar.  

Segundo os observadores, um feito incomum para a espécie, uma vez que a árvore escolhida como território de construção não oferece a sustentação necessária para que espécie possa depositar de 2 a 5 ovos. 

BRASÍLIA SEM CHUVA E EXPECTATIVA DE VISITAÇÃO NA FLONA

 


Hoje Brasília bateu o recorde histórico de seca extrema, com 164 dias sem chuvas, superando o ano de 1963. A capital atravessa, no momento, o maior período de estiagem desde sua fundação.

A última chuva registrada pelo Inmet em 2024 foi em 23 de abril, quando a água caiu na área do Plano Piloto e do Sudoeste.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, há tendência de chuva entre terça-feira ou quarta-feira da próxima semana.

Enquanto isso, a expectativa é de que este fim de semana ainda seja de altas temperaturas e menores índices de umidade.


RIO PARAGUAI

 


A Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos assegurou que o trecho entre Cáceres, Mato Grosso, e Corumbá, Mato Grosso do Sul, permanecerá restrito a embarcações de pequeno e médio porte.

A dragagem que visa aprofundar o rio Paraguai compreende um trecho de 680 quilômetros, o local possui diversas ilhas fluviais e excesso de sinuosidade, com uma profundidade que varia entre 1,80 e três metros.

Segundo informações, o local não vai receber o transporte de grandes embarcações, pois irão prejudicar a planície de alagamento do Pantanal.

A região abriga valiosas amostras da biodiversidade e de cenários do bioma em áreas protegidas como a Estação Ecológica Taiamã e o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense.

quinta-feira, outubro 03, 2024

ÍCONE DA TELEVISÃO MORRE AOS 97 ANOS

 



O jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, o primeiro apresentador do Jornal Nacional da Rede Globo em setembro de 1969, morreu aos 97 anos. O apresentador deu um total de 8 mil 'Boa Noite' o que lhe fez entrar para o  Guinness Book, o Livro dos Recordes, por ficar mais tempo à frente de um telejornal. 

Ele permaneceu ininterruptamente até o fim de março de 1996 à frente das notícias na empresa. William Bonner e Lilian Wite Fibe foram os sucessores na bancada.

Cid estava internado há semanas no Hospital Santa Tereza, em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, onde morava. Segundo informações ele estava tratando de uma pneumonia e faleceu de falência múltipla de órgãos.

Fátima Sampaio, esposa de Cid Moreira, com quem estava a quase 25 anos juntos, disse que o marido estava lúcido até o último momento de vida. 

O jornalista se tornou ícone no jornalismo brasileiro por ocupar a bancada do principal telejornal do país por 26 anos. Nos últimos anos ele dedicou seu tempo à atividade de sua startup. Também lançou em 2020 a Rádio Conhecer, uma estação online dedicada à transmissão de assuntos diversos.

MUTIRÃO DE CONCILIAÇÃO AMBIENTAL


Em Cuiabá, uma parceria da justiça mato-grossense, está realizando o mutirão da conciliação ambiental. Um acontecimento que permite soluções rápidas e inéditas contra ações provocadas contra o meio ambiente, evitando a prescrição de crimes. A ação começou no dia 30 de setembro e termina no próximo dia 4 de outubro. 

A união de diversos órgãos, visam atuar conjuntamente na resolução de conflitos ambientais no Mato Grosso contra aqueles que prejudicam a natureza, com a intervenção do homem na degradação da natureza como: desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos. Um trabalho inovador que tem objetivo de acelerar as infrações ambientais. 

Esta é a 5ª  fase da edição inovadora da justiça no que se refere ao mutirão da conciliação ambiental e acontece no complexo dos juizados especiais de Cuiabá.

A união do Mutirão de Conciliação Ambiental prevê solucionar aproximadamente 400 processos.



quarta-feira, outubro 02, 2024

ADUTOR RN

 


O Sistema Adutor do Agreste Potiguar, um projeto essencial para o abastecimento de água da região Agreste do Rio Grande do Norte, está em fase de licitação no valor de R$ 515 milhões. 

O objetivo é ampliar e reforçar o abastecimento de água de três Sistemas Adutores Intermunicipais, beneficiando 38 cidades, impactando aproximadamente 510 mil pessoas até 2050. 

Ela terá uma extensão de 170,9 km divididos em oito trechos, e a captação da água será realizada no Rio Guajú. 

O projeto foi elaborado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba através do e Acordo de Cooperação Técnica com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte.